sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

[NEWS] O Amor Real Pela Música Clássica



Usando um terno jeans, camiseta estilo rock'n'roll e um chapéu xadrez preto e vermelho, Sua Alteza Real, a princesa Sirivannavari Nariratana Rajakanya, patrona da Orquestra Sinfônica Real de Bangcoc (RBSO), monitorou com entusiasmo e graciosidade um ensaio do recente concerto "Four Orchestral Suites For His Majesty King Rama X". De fato, ela monitorou diligentemente todos os ensaios da orquestra em preparação para esse evento histórico.



Como produtora deste concerto especial, para garantir a perfeição, a princesa passava várias horas todos os dias em cada um dos cinco ensaios examinando todos os detalhes e fornecendo conselhos sempre que necessário.

"Mais suave, mais suave ... volte para C. Tenha cuidado", a princesa guiou a RBSO durante um dos ensaios. "Eu não ouvi o violino. E os violoncelos devem parecer cada vez mais suaves."

Na ocasião auspiciosa da coroação de Sua Majestade o Rei Maha Vajiralongkorn Phra Vajiraklaochaoyuhua este ano, a RBSO realizou o concerto no Teatro Nacional no mês passado. Suas Majestades, o Rei e a Rainha, juntamente com a Princesa HRH Bajrakitiyabha Narendiradebyavati Krom Luang Ratchasarinee Siripatchara Maha Watchara Ratchathida, participaram do concerto.

Depois de apenas alguns anos como patrocinadora da RBSO, a princesa Alteza Real Sirivannavari Nariratana Rajakanya provou ser extraordinariamente talentosa quando se trata de composição musical.


Antes do primeiro dia do show, a princesa fez o discurso:

"Está muito claro em minhas memórias até hoje, minha principal inspiração é meu avô, Sua Majestade o Rei Rama IX, cujas obras e talentos musicais em jazz e música clássica são respeitados em todo o mundo. Seu amor apaixonado pela música foi transmitido a Sua Majestade e todos os membros da família real da dinastia Chakri.

Eu cresci cercada pela música. Aprendi música durante toda a minha vida e adoro isso. Aprecio muito os inúmeros benefícios da música; a música faz todo mundo feliz. É suave e gentil para os nossos ouvidos e reflete arte, cultura e tempo - tradições honradas. Sempre sou grata ao meu avô que inspirou o povo tailandês a amar a música e dar as mãos para sempre conservar e desenvolver esse campo das artes e reconhecê-lo como uma herança nacional de valor inestimável."

Durante um dos recentes ensaios, a Life teve o privilégio de realizar uma entrevista exclusiva com a princesa sobre suas inspirações e preparativos para o show.

Sua Alteza Real, quais são suas inspirações para compor quatro peças para este concerto? O que há de extraordinário em cada composição?

Todas as quatro composições têm algo em comum - elas estão sendo usadas nos meus desfiles de moda, por um lado, mas também combinam princípios musicais, sons clássicos e técnicas modernas. A cada ano, diferentes clusters e técnicas eram aplicadas. Durante o primeiro ano, Lost In Mystical Garden foi um desafio, porque era o começo de um novo trabalho. Mas eu queria me desafiar a fazê-lo porque tenho a capacidade de compor músicas que ninguém nunca ouviu antes. Embora a música sempre tenha feito parte da minha vida e eu tenha boas lembranças de tocar música com meus avós, compor é um desafio totalmente diferente. Essa composição foi o começo; era uma caminhada árdua e cansativa, não um caminho coberto de pétalas de rosa. Agora, em 2019, a composição é mais colorida e sutil, refletindo como eu cresci e entendi melhor a música.

A composição do primeiro ano, Lost In Mystical Garden, foi inspirada nos jardins de Versalhes. Vi os jardins de manhã e à noite com sons de relógios e lustres brilhantes nas salas de espelho do palácio. No entanto, não me concentrei na riqueza do Palácio de Versalhes, mas enfatizei uma pequena mansão real, jardins e o chalé de Maria Antonieta, arte, impressionista Rodin Garden, natureza, música clássica e rock'n'roll. Todos esses quatro anos [composições] combinam claramente instrumentos eletrônicos e de cordas. No primeiro ano, instrumentos de sopro e flautas foram o ponto focal.

A composição do segundo ano é uma história de amor sem um final feliz. A música é intitulada Serenity, que tem letras e sons de harpas proeminentes. O duelo de violoncelos e violinos agindo como uma metáfora para "ele e ela" e os vocais de um grande coral faz você sentir a música em um nível pessoal.

O terceiro ano foi muito desafiador e divertido. A composição é chamada The Story About Horse, Helen, Henry, que mistura a atmosfera durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial foi o último período de verdadeiros oficiais da cavalaria. Um oficial da cavalaria ferido conheceu e se apaixonou por uma mulher agricultora. Depois de ir para a guerra, ele trocou cartas com ela. Ele escreveu as cartas à mão e ela escreveu com uma máquina de escrever. Você ouvirá os sons de uma máquina de escrever, alterando a linha, puxando o papel e o atolamento de papel. Reorganizo as notas para que os violoncelos sejam mais rock'n'roll e produzam sons como cavalos andando; cavalos são meus animais favoritos. A música também foi influenciada pela música elegante de Mozart e Chopin.

A composição do quarto ano é Abode Of Metamorphosis. Conta histórias de árvores, tecnologia e espaço. A inspiração foi a minha visita a uma exposição de ciências. A música clássica é usada para representar o mundo futuro, que é belo e possui inteligência artificial [IA] tecida em conjunto com os seres humanos. É o som do universo.



Poderia nos contar sobre o instrumento musical que criou e também usou no show?

Este original é chamado Reform. É inspirado por ferramentas de momento e rodas de bicicleta que parecem uma galáxia. É um violino e violão que tem um duelo com um piano instalado separadamente.

Sua Alteza Real, por favor, compartilhe conosco o processo de escrever essas composições? Quanto tempo levou para cada um deles?

Demorou pelo menos sete meses, incluindo o tempo de gravação. Eu compus essas músicas no piano sem ter quem ensiná-las. Aprendi com a experiência e procurei conselhos de músicos, assistentes e compositores. Os trabalhos foram feitos principalmente na França. Gosto de compositores como Mozart e Chopin e Ludovico Einaudi, um italiano.

Estive em vários concertos para aprender sobre cultura e arranjos orquestrais. De volta à Reform, eu queria algo diferente, então tentei misturar bicicletas com pianos, de ritmos lentos a movimentos de guitarra. Eles se movem como órbitas no espaço.

Para o concerto de novembro, as quatro composições foram encurtadas e reorganizadas para serem flexíveis e refinadas.

Por favor, conte-nos sobre os preparativos para o show?

Demorou um ano. Eu estou bem cansada. Eu mesma monitorei todos os ensaios.

No recente show "Four Royal Orchestral Suites For His Majesty King Rama X", as quatro músicas que eu mencionei foram tocadas mais a música do rei Rama IX, Alexandra.

Nesta ocasião, a Fundação RBSO colaborou com a Orquestra Filarmônica de Viena da Áustria, convidando três músicos convidados especiais de orquestras de renome mundial: Ladislav Papp (harpa), Robert Nagy (violoncelo) e Daniel Froschauer (concertmaster convidado).

O harpista Ladislav Papp disse: "Esta é uma experiência absolutamente nova para mim. É desafiadora. Esta parte da harpa está bem escrita. É a primeira vez que eu me apresento com instrumentos modernos, como guitarras elétricas".

Daniel Froschauer disse: "Foi muito gentil da princesa nos abordar na época da Páscoa e nos convidar a tocar. É difícil tocar ritmos verdadeiramente modernos. Suas composições são excelentes para ritmos, melodias e harmonia. Elas são um desafio. A RBSO pode ser a banda da Asean. "

O violoncelista Robert Nagy acrescentou: "Foi um tipo de aventura com novos instrumentos. Esse tipo de mistura de ritmos, melodias e harmonia foi emocionante. Temos muita sorte por termos o mesmo objetivo".

A princesa Sirivannavari é conhecida por seus talentos, e a música é um deles. A talentosa princesa gosta tanto da música tradicional tailandesa quanto da clássica, pois estuda música desde jovem. Atualmente, ela é a patrona da Royal Bangkok Symphony Orchestra (RBSO). Ela compôs músicas para a RBSO tocar nos desfiles de moda de sua marca SIRIVANNAVARI desde 2016.


Créditos: Bangkok Post
Tradução: Deh @TMBR
Favor não retirar sem os devidos créditos!

0 comentários: