quinta-feira, 18 de julho de 2019

[NEWS] União do Rap


Com a indústria da música tão lenta na Tailândia quanto no resto do mundo, vários artistas estão se voltando para colaborações para fazer seus sons serem ouvidos. E essas parcerias entre músicos de gêneros muito diferentes estão servindo para desencadear algumas idéias novas e muito interessantes.

Os fãs de música agora podem ouvir os resultados no recém-lançado EP “BNM x Wayfer” na Wayfer Records, o qual colaborou com a marca de hip-hop da Coréia do Sul, fundada pelo rapper Rhymer. As faixas estão disponíveis em todas as lojas digitais e serviços de streaming. Outro lançamento foi lançado pela What the Duck em parceria com a Amuse Inc, uma das principais empresas de gerenciamento de artistas do Japão, cujos livros incluem Babymetal, Perfume e One OK Rock.

“Eu realmente queria dar aos fãs de música de todo o mundo a chance de ouvir músicas de artistas tailandeses e fazer com que artistas colaborassem parecia o melhor caminho a percorrer. Minha ideia acabou sendo de interesse para a Warner Music de Hong Kong, que também queria ver artistas locais de vários países conectados e se tornarem mais conhecidos do público em geral.”, diz Danai Thongsinthusak, chefe da Wayfer Records, subsidiária da Warner Music Thailand.

Brand New Music é uma gravadora independente na Coréia do Sul e também é parceira da Warner Music Korea, que produz principalmente boy bands e girl groups. A Brand New Music é semelhante à Wayfer Records na medida em que permite que os artistas desfrutem de sua liberdade musical em vez de seguir apenas as tendências do mercado.”.


A Warner Music Thailand não é a primeira gravadora no sudeste da Ásia a participar do projeto de colaboração. O compositor sul-coreano e rapper Kantor recentemente tocou com o rapper Dough-Boy de Hong Kong no single "Won". Logo foi seguido pelo lançamento de um EP pela Warner Music na Tailândia, com cinco músicas de três artistas tailandeses e cinco coreanos. A primeira faixa é “Mee Fan Rue Yang” do Wonderframe (“Deja Vu”) com Kanto e é seguida por “Come Back To Me” de D Gerrard com o cantor de R & B Bumkey, e “Fantasy” da Telex Telexs com MC, rapper e ator Gree. assim como o “Tip Toe”, do cantor Kang Minhee, com Wonderframe e “24 Hrs”, de D Gerrard, apresentando o artista de hip-hop KittiB. Foi gravado em fevereiro no 821 Sound Studio na Coreia do Sul.

“Oitenta por cento dos artistas mais conhecidos da Coréia do Sul usam este estúdio e os tailandeses também treinaram aqui. Nós nos conhecemos, fizemos algumas sessões de fotos e filmamos as cenas por trás das cenas”, lembra Danai. “Inicialmente planejamos que nossos artistas cantassem em coreano, mas mudaram de ideia. No final, os artistas tailandeses cantaram em tailandês e os artistas coreanos em coreano, enquanto D Gerrard acrescentou algumas palavras em inglês.”


A colaboração entre What The Duck e Amuse Inc vê Nattawut “Golf” Srimok, também conhecido como Golf F ** King Hero no novo single de Babymetal “Pa Pa Ya !!” e também tocando com a banda de metal japonesa no “Babymetal Awakens The Sun”.

“Tudo começou quando Key Kobayashi, fundador e produtor do Babymetal, enviou um email ao meu empresário, dizendo que a banda queria trabalhar comigo. Ele estava produzindo músicas do Babymetal sobre o tema do verão e ele pensou na Tailândia. Ele vem com frequência à Tailândia e adora comida e cultura tailandesas e queria que uma música fosse relacionada a "somtam" (salada de mamão). Ele me escolheu porque gostava de cantar. Eu tento e imito o som de um almofariz e pilão no meu rap, enquanto Thitiwat "Max" Rongthong, que produz Keng Tachaya, fornece os instrumentos musicais Isaan como o 'pin' (alaúde) e 'klui' (flauta de bambu) . No show, vi membros femininos da banda de metal dançando no estilo isaiano.”, diz Golf. "Eu acho que o somtam tem uma variedade de sabores como salgados, doces e azedos, assim como a tristeza e a felicidade em nossas vidas."

Mas enquanto a colaboração do artista alimenta a exploração criativa, pode realmente ser um sucesso? Danai, da Wayfer Records, acha que é apenas o começo de algumas incríveis parcerias.

“Artistas coreanos têm uma grande base de fãs na Tailândia, mas nossos artistas não são muito conhecidos entre os coreanos. Acho que o projeto permitirá que os artistas de ambos os países se tornem mais conhecidos e ganhem mais fãs.”, diz ele.

Créditos: Nation Thailand
Tradução: Deh @TMBR
Favor não retirar sem os devidos créditos!

Nenhum comentário: