quarta-feira, 14 de março de 2018

[#LISTA] Vocalista da T-Bone escolhe seus albuns prediletos


A música Reggae é a exportação cultural mais bem sucedida da Jamaica. Desde que se desenvolveu na pequena ilha do Caribe no final dos anos 60, espalhou-se para quase todos os países do mundo. E, claro, tem um grande número de adeptos na Tailândia.

Na verdade, uma das bandas mais conhecidas internacionalmente da Tailândia é T-Bone. A mistura de música reggae, ska, jazz e tailandesa trouxe-lhes muito sucesso nas últimas três décadas. Eles participaram de imensos shows, como com o Tokyo Ska Paradise, UB40 e INXS. E em 2005 eles se tornaram a primeira banda tailandesa a participar do Glastonbury Festival da Inglaterra - um local em que eles retornarão em junho deste ano.

S Weekly conversou com o vocalista e guitarrista Gap e pediu-lhe para compartilhar alguns dos seus albuns de reggae favoritos.






Horace Andy - Dance Hall Style (1982)

"Horace Andy é um dos meus cantores de reggae favoritos. Eu o acompanhei há muito tempo. Ele começou nos anos 60 e ainda faz música, apesar de ter 67 anos. Ele não era um grande nome fora da Jamaica até que trabalhou com a banda inglesa Trip Hop Massive Attack, nos anos 90. Andy tem uma voz distinta. É um tenor inusitadamente alto que funciona muito bem tanto com o reggae de raízes quanto com a música eletrônica moderna. Minha faixa favorita neste registro é 'Spying Glass' '.



Dillinger - King Pharaoh (1984)

"Dillinger é famoso pelo estilo dancehall, que começou nos anos 70. Dancehall é um tipo de música de clube na Jamaica. Os ritmos são geralmente mais rápidos do que o reggae e ska. Dillinger também é conhecido por sua inteligência e um estilo de rap chamado 'raggamuffin'. O rei Faraó é um bom exemplo do que ele faz ".



Lee "Scratch" Perry & The Upsetters - Super Ape (1976)

"Lee Perry é um cara muito estranho, mas brilhante, e é uma das pessoas mais importantes da história do reggae. Ele é um compositor, músico, produtor e pioneiro - ele ajudou a inventar o dub reggae. Ele produziu Bob Marley e Wailers, Dillinger, The Congos, The Clash e Beastie Boys, entre outros. Perry foi responsável por tantos aluns fantásticos, mas acho que o Super Ape é o melhor trabalho. Para ser sincero, sempre o considerei meu professor em música ".




King Tubby - Dub Mix Up (2004)

"Se você for falar sobre Lee Perry, é quase impossível não mencionar o King Tubby também. Ambos foram pioneiros do dub reggae. Dub Mix Up é um registro poderoso com muita experimentação. Eu tenho que dizer que a maioria das coisas feitas por King Tubby e Lee Perry tiveram uma enorme influência na minha composição. No meu álbum solo, Ga-Pi Dub Kitchen, há alguns anos atrás, você poder ouvir muito de Tubby e Perry. É menos, claro, na música de T-Bone, porque meu irmão Golf é mais o jazz, a fusão e outras coisas. O que é bom porque ajudou a criar o som do T-Bone ".



Bob Marley & the Wailers - Kaya (1978)

"Bob Marley é o nome mais emblemático da música reggae. Se você é novo no reggae, eu recomendo que você comece com ele. A música Dub pode levar um pouco de tempo para entender, mas o som de Marley apresenta elementos de rock, por isso é mais acessível. Eu adoro todas as coisas de Marley, mas Kaya é o seu melhor álbum, na minha opinião. Há muitas músicas inesquecíveis aqui. Meus favoritos são 'Running Away' e 'Sun Is Shining' ".

Créditos: Bangkok Post
Tradução: Deh @TMBR
Favor não retirar sem os devidos créditos!

Nenhum comentário: