domingo, 12 de fevereiro de 2017

[TMBR] O Movimento Escoteiro na Tailândia



Introduzido na Tailândia em 1911, o Movimento Escoteiro (ou Escotismo) foi fundado em 1907 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell e tem como fim o desenvolvimento do jovem, através de um sistema de valores que prioriza a honra, a prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre.

O Movimento Bandeirante teve seu início dois anos depois, em 1909. A princípio, o Movimento Escoteiro não aceitava meninas e, por isso, a irmã de Baden-Powell, Agnes, fundou o Girls Guide, com o propósito de ampliar a participação feminina na sociedade da época. A esposa de Baden-Powell, Olave, apaixonou-se pela ideia, e, assim, ajudou Agnes a consolidar o Movimento Bandeirante.

O Movimento Escoteiro e Bandeirante fazem parte do currículo escolar e possuem grande apoio do Governo. Até mesmo a Família Real Tailandesa fez parte dos Movimentos, como o falecido Rei Bhumibol (Rama IX - falecido em 2016), que foi Chefe de Tropa.

Ainda hoje, no dia 01 de Julho há um desfile de Escoteiros e Bandeirantes por todo o país, exaltando os princípios criados por Baden-Powell e agradecendo ao Rei Rama IX.

Clique em "leia mais".



O Início


O Escotismo começou na Tailândia, oficialmente, no dia 01 de Julho de 1911. O Rei Rama VI (falecido em 1925) havia estudado na Inglaterra durante a juventude e ficou encantado com o Movimento, tornando-o, assim, o Pai do Escotismo Tailandês. Rama VI foi o primeiro monarca do mundo a levar o Escotismo para seu país, tornando o país o terceiro na linha de adesão.

Seguindo a linha monárquica, o hoje presidente é Rei Rama X.

Observação: Desdobramentos sobre o propósito inicial do Movimento Tailandês e a criação do Sua Pa podem ser conferidos no website do Movimento Escoteiro Tailandês (em inglês).



O Movimento Bandeirante foi fundado na Tailândia no ano de 1957, e a Associação Tailandesa de Bandeirantes foi formalmente registrada em 1958. Apenas em 1962 ganhou reconhecimento Real pela Rainha Sirikit. A Nacional abriu em Bangkok em 1967 e possui um hostel anexado, para prover facilidades a quem visita os membros.
A Associção mudou oficialmente seu nome para Associação Tailandesa do Movimento Bandeirante em 2009 e sua atual presidente é Chamcham Thongserm.

O Movimento Escoteiro Budista
O Movimento Escoteiro Budista (WBSB) é um comitê especial autônomo, que promove e apoia o Budismo dentro do Escotismo. A WBSB age como os Desbravadores no Brasil, criando atividades religiosas aos praticantes do Budismo, sem perder os fundamentos do Movimento. Países como Coréia do Sul, Japão, Taiwan e Cingapura fazem parte do Movimento. Seu atual presidente é o Professor Yongyudh Vajaradul.

Hoje

Hoje, ambos os Movimentos possuem apoio da sociedade e do Governo, que tem auxiliado cada vez mais para a prática dos Movimentos no país. Uma das maiores publicidades escoteiras do mundo devem-se ao trabalho árduo dos tailandeses, que se destacam em emergências, tendo, como principal congratulação, os trabalhos com primeiros socorros (basta dizer que, em cada emergência, a ambulância só parte se tiver ao menos um escoteiro dentro do automóvel), análises de controle de enchentes e ajuda ao Corpo de Bombeiros.

Escoteiros e Bandeirantes no Currículo Escolar

O Escotismo faz parte do currículo escolar da maioria das escolas do país, trocando apenas o dia da semana e, neste dia, os uniformes escolares são trocados pelo uniforme escoteiro*. Depois da reunião inicial, os jovens passam por inspeção. Depois, encontram sua seção ou tropa para ter pequenas palestras sobre técnicas úteis. Assim como no Brasil, eles podem tirar especialidades, aprender nós, aprender a cozinhar e cantar músicas.Como faz parte do currículo escolar, no final de cada etapa, os estudantes passam por testes de avaliação.

Eles também participam de limpezas coletivas em suas regiões através de encontros de Seção,  assim como possuem palestras sobre primeiros socorros, controle de trânsito, contenção de desastres, serviços de verão e, principalmente, sobre preservação do meio ambiente.

Todas as atividades são adaptadas para os fundamentos do Escotismo, criando assim o crescimento físico e moral de cada jovem, tornando-os cidadãos responsáveis por si e pela sociedade.

Promessas, Distintivos e Seções - Movimento Escoteiro e Movimento Bandeirante

Observação: Os Escoteiros e Bandeirantes não mudam de Ramo por idade e sim por ano escolar. 

Movimento Escoteiro


Promessa
- Prometo pela minha honra ser leal à Nação, à Religião e ao Rei, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e respeitar a Lei Escoteira.

Lema:  "Antes a morte do que a mentira" ("เสียชีพอย่าเสียสัตย์" - sia chip ya sia sat)

Seções:

Há quatro seções: Lobinho (de 08 a 11 anos), Escoteiro (de 11 a 16 anos), Sênior (de 15 a 18 anos) e Pioneiro (19 a 25 anos). Também existe Escoteiros do Mar e do Ar, que possuem apoio da Marinha Real e da Aeronáutica Real, respectivamente.  

Distintivos:
 
Lobinhos: Primeira Estrela, Segunda Estrela e Terceira Estrela (dependendo das atividades escolares)
Escoteiros: Luk Sua Tri (equivalente ao cordão Vermelho e Branco), Luk Sua Toe (equivalente ao cordão Verde e Amarelo) e Luk Sua Ek (equivalente a Lis de Ouro);
Seniores:  Distintivo Mundial, Distintivo de Sênior e Distintivo de Escoteiro do Rei (equivalente ao Escoteiro da Pátria)
Pioneiros: Desenvolvimento através de serviço;


Movimento Bandeirante
 
Promessa
- Pela minha honra, prometo ser leal ao meu País, minha religião e ao meu Rei, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei da Bandeirante.

Seções:
Há quatro seções: Little Birds (de 4 a 6 anos), Blue Birds (de 7 a 11 anos), Guias (de 12 a 15 anos) e Seniores (de 16 a 20 anos)

Eventos Escoteiros Realizados na Tailândia

- 3° Conferência Escoteira da Ásia Pacífica - 1963;
- 33° Conferência Mundial Escoteira - 1993;
- 38° Curso de Desenvolvimento Básico Escoteiro da Ásia Pacífica - 1994;
- 1° Workshop de Acampamentos Escoteiros da Ásia Pacífica - 1996;
- Seminário Escoteiro para Executivos da Ásia Pacífica - 2001;
- 20° Jamboree Mundial Escoteiro - 28 de Dezembro de 2002 a 07 de Janeiro de 2003;
- 4° Jamboree ASEAN - 27 de Novembro de 2013 a 04 de Dezembro de 2013;

Visitas aos Escoteiros

Há a possibilidade de se visitar Grupos Escoteiros e dias específicos nas escolas. Antes de qualquer coisa, é preciso obter permissão oficial do Grupo e/ou da Escola a qual pretende visitar. Normalmente, a maioria das escolas utilizam o dia de quinta feira para a realização de atividades escoteiras, então, caso você tenha interesse de ir (e já obtiver uma autorização), o ideal é ir uniformizado.

Endereços de Nacionais

Movimento Escoteiro: 154 Vajiravudh House, Rama I, Wangmai, Pratumwan, Bangkok 10330
Movimento Bandeirante: 5/1-2 Phyathai Road, Rajathewee, 10400 BANGKOK (e-mail da presidente: ggat.thailand@gmail.com)

Páginas de Facebook

Confira abaixo um vídeo criado para a comemoração de 100 anos do Escotismo na Tailândia.



Texto por: Deh @TMBR
Favor não retirar sem os devidos créditos!

Nenhum comentário: