sábado, 7 de março de 2015

[TMBR] Principais dúvidas

Oi, pessoal! Esse post é um pouco diferente dos normais. Nos últimos tempos, muita gente têm me feito perguntas parecidas sobre música na Tailândia: como funcionam as gravadoras, quais as afiliadas, por que alguns artistas somem, etc. Tentarei responder as mais parecidas, mas se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou no nosso chat ali do lado ^^


1- Na Coréia do Sul, os artistas passam por um estágio de trainee. Na Tailândia, também é assim?
Sim, é. Procura-se normalmente as agências "mãe" e o período de trainee varia de empresa pra empresa. Mas normalmente é feito um teste de canto, dança e até mesmo de relações inter pessoais, para caso a pessoa seja chamada para um grupo ou dupla/trio. São os chamados ''acampamentos", onde se leva um pequeno grupo de artistas para treinarem juntos, sem muita distinção de sexo ou estilo. Depois desse estágio é que se pode definir exatamente o rumo do aspirante. A nova geração é composta basicamente de covers de K-POP, como o Candy Mafia (4Minute).

2 - O que são "agências-mãe"? Como funcionam?
As "agências-mãe" são as empresas principais, onde o aspirante primeiro faz o contato para, aí, ser encaixado em uma de suas ramificações, sejam elas musicais, de rádio ou de televisão. As maiores são:

RS Company (agência mãe): Kamikaze, Yes! Music, Garden Music, RS Music, R Siam (gravadoras), Channel 8, Channel 2, Sabaidee TV, You Channel, Sun Chanel La Liga (televisão), COOL Fahrenheit 93, COOL Celsius 91.5, Sabaidee Radio FM 88.5 (rádio).

GMM Grammy (agência mãe): Genie Records, Grammy Gold, Grammy Big, Sanam Luang Music, GMM, UP^G, Duck Bar, Music Cream, Croissant, Humbrella, White Music, Danze Planet, Werk Gang, We Records, Frontage Music Label, Livin'G, GID Label, GMMTV Records (responsável pelos artistas do The Star) (gravadoras) GMM Tai Hub (estúdio de filmes), Chilli 89, EFM 94, Green Wave 106,5 (rádio). Channel 7, Channel 5, Money Channel, TNN24, New TV, True4You (televisão - essas são as principais). A GMM é também responsável pelas seguintes revistas: Image, Madame Figaro, Her World, Maxim, Attitude e In Magazine; e pela editora Se-Education.

3 - Na Coréia do Sul, os clipes são lançados antes das apresentações. Por que na Tailândia é o contrário?
Na Tailândia é lançado primeiro um teaser, depois o single e só depois o clipe. Só que, na época que é lançado o single, as empresas já vêem necessidade de lançar o artista com a música nova na televisão, para que o público já reconheça e antecipe ainda mais os clipes.

4 - Nos outros países, como a Coréia do Sul, há programas específicos para apresentações, como o MuBank. Quais são os principais na Tailândia?
Não há programas unicamente específicos como em outros países. Geralmente são como os programas brasileiros, em que há uma entrevista e aí uma apresentação. 

5 - Como funciona a questão de namoro e casamento? Os artistas podem?
Podem, devem e ainda lidam com o público ferrenho criando encontros amorosos (acredite, já teve casos disso!). Como os tailandeses costumam ser muito próximo dos fãs, eles se vêem na posição de 'cupido' (as mais afoitas) e até combinam de dar presentes de casamento ou namoro juntas.

6 - Como é o relacionamento dos artistas com os fãs? Há respeito?
Os artistas AMAM seus fãs como se fossem da família! Respondem tweets, vivem tirando fotos... é como se fossem amigos que se encontram as vezes. Há muitos relatos de Chaos (fãs do grupo K-OTIC) falando que, muitas vezes, o grupo levava comida pra elas, perguntavam como iam pra casa, puxavam a orelha quanto a escola... Eles são muito unidos com seus fãs, então desapontá-los seria algo fora de questão. Os fãs respeitam bem, não abandonam por pouco.

7 - Como funciona quando o artista estuda? 
Muitas vezes o grupo entra em um breve hiatus para algo muito complicado, como provas finais e de admissão. Exemplo disso é o grupo FFK, que teve um pequeno hiatus após o lançamento de Ladies&Gentleman para que Fang pudesse se preparar para a admissão de faculdade. Muito do sucesso do artista para com os fãs e na empresa depende de seu desempenho acadêmico. 

8 - Por que alguns artistas somem depois de começar a fazer sucesso, tipo o XIS e algumas meninas do G-Twenty?
Muitas vezes o motivo é que o 'amor' com a empresa acabou. Alguns preferem seguir com os estudos, focar mais; outros, preferem seguir outros caminhos, como a Mild, do Kiss Me Five - ela focou na faculdade e é do time oficial de lacrosse. Na maioria das vezes, a gente vê que a saída foi necessária para o próprio futuro (como por exemplo em contas de redes sociais); outras, fica o mistério. 


9 - Por que muitos clipes parecem com os coreanos? 
Esse é o grande gerador de confusão entre fãs de música, especialmente a asiática. A Tailândia começou agora (de oito anos pra cá) a se popularizar com a música. Antes, eram estilos mais para adultos, pouco para jovens. Isso se deu com a chegada de empresários coreanos no país, e, como todos sabem, alguns não tem muita concepção de 'divisão' de estilos. Como os artistas se espelham muito na Coréia do Sul, fica mais prático e fácil de apontar dedos e comparar. Candy Mafia foi o grupo que mais sofreu com isso, porque foi o início do chamado 'New Generation" do pop no país, devido a chegada destes estrangeiros. 

Por: Deh @TMBR
Favor não retirar sem os devidos créditos!

Nenhum comentário: