domingo, 27 de março de 2011

Coisas de Thai - Ano Novo

Qual é o Ano que estamos agora, na Tailândia?

Muitos ficam em dúvida: "2554? Como assim, nós estamos em 2011! Não é 2011 na Tailândia também?".

A resposta é simples: SIM, lá também é 2011, mas também é 2554. Vamos entender por que.

Aqui no Brasil, a gente usa o calendário cristão, que coloca o Ano 1 sendo o nascimento de Jesus Cristo, e tudo que vem antes é AC ("Antes de Cristo"). No calendário Budista, começa com o nascimento de Buda. Vocês têm de levar em consideração que tem várias maneiras de se entender o calendário Budista e esse que vou explicar agora é o Calendário Budista Tailandês.

De acordo com este Calendário, Buda nasceu há 2554 anos, ou seja, há 543 anos antes de Cristo.

Complicou? Deixe-me descomplicar.

É só adicionar mais 543 anos ao seu ano.
Então por exemplo: 2011 + 543 = 2554

Então quando começa e termina o ano para os tailandeses?

Começa no dia 01º de Janeiro e termina dia 31 de Dezembro, como no nosso calendário. Mas já teve época que o calendário tailandês começava no Songkran (สงกรานต์), em Abril. Originalmente, este era um feriado de Ano Novo, não deixa de ser celebrado; mas agora é mais conhecido como um dia de brincadeiras aquáticas.

E quando eles celebram o Ano Novo?

Uai, no final de Dezembro... e em Fevereiro e no meio de Abril. Em outras palavras, no Ano Novo Internacional, no Ano Novo Chinês e no Ano Novo Tailandês! Ô, povo que curte uma farra!
Songkran... pode-se dizer que é uma tremenda comemoração, porque ele dura por uns três dias. Poderia compará-lo ao Carnaval para os brasileiros, mas acho que não tem muito a ver...

Adaptado de Transparent.com por Deh

Nenhum comentário: